EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA LÚCIDA E CIDADÃ

A educação infantil é a primeira etapa das crianças na escola, o primeiro contato com um mundo do saber de forma sistematizada, cujos conhecimentos e relações sociais estabelecidos devem propiciar um desenvolvimento integral em aspectos, físico, psicológico, intelectual e social, capaz de complementar a ação da família e de outros espaços sociais.


A Escola TENIR oferece na educação infantil os seguinte cursos nos períodos matutino e vespertino:


Maternal (para crianças com 2 anos completos até 31 de março do corrente ano);

Nível I (para crianças com 3 anos completos até 31 de março do corrente ano) os alunos que cursam o nível I realizam aulas de informática, brinquedoteca e educação física;

Nível II (para crianças de 4 anos completos até 31 de março do corrente ano) os alunos que cursam o nível II realizam aulas de informática, brinquedoteca, educação física e levam deveres de casa para reforçar o aprendizado em sala;

Nível III (para crianças de 5 anos completos até 31 de março do corrente ano) os alunos que cursam o nível III realizam aulas de inglês, informática, inteligência emocional, educação física e levam deveres de casa para reforçar o aprendizado em sala.


Nossas salas de aulas são arejadas e climatizadas com o seguinte horário de funcionamento:


Período matutino – entrada às 7h e saída às 11h

Período vespertino – entrada às 13h e saída às 17h


Nossa proposta pedagógica considera a criança sujeito de direitos, capaz de protagonizar sua história e construir sua identidade pessoal e coletiva através de experiências lúdicas e a aquisição de saberes cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico que valorizem o respeito à diversidade, com vistas à cidadania plena.

Assim sendo, desenvolvemos um processo avaliativo que garanta a observação da continuidade dos processos de aprendizagens das crianças por meio de estratégias educacionais que respeitem as especificidades etárias e integrem suas experiências.

PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O corpo docente da Educação Infantil da escola TENIR é assim constituído:

Profª. tatianne
Coordenadora Educação Infantil
Profª. claudia
Profª. cida
Profª. ana
Profª. rafaelly
Profª. elisangela
Profª. bené
Profª. karen
Profª. madalena
Profª. sandrielly
Profª. Kássia
Profª. Eliane
Profª. Bruna Carla
Profª. Ana Carla
Profª. Carol

A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO

A rotina escolar é uma sequência de atividades que visam a organização do tempo que o aluno permanece na escola.

Apóia-se na reprodução diária de momentos que remetem às situações do cotidiano.

De uma canção na entrada à hora do lanche, os alunos já ficam cientes das atividades que se seguirão.

A espinha dorsal da rotina são alguns marcos temporais que quase nunca se alteram:

  • A chegada, a roda, o lanche, o pátio, a saída, e é importante manter constantes os parâmetros principais da rotina, para que as crianças se sintam seguras e não se desorganizem.
  • Não podemos esquecer que as atividades organizadas contribuem, direta ou indiretamente, para a construção da autonomia e para o desenvolvimento de competências que serão fundamentais futuramente.
  • HORÁRIO

    AGUARDANDO

    ETAPAS

  • Acolhida: momento onde se faz a saudação, oração e músicas. Se houver alguma data especial, o professor conversa sobre ela com os alunos: data cívica ou aniversário de algum aluno (mesmo que tenha ocorrido num feriado ou fim de semana).
  • Separação e identificação do lanche que deve ser guardado na geladeira.
  • Verificação das agendas – assim que as crianças entram na sala, as agendas são verificadas para checar se há algum recado ou recomendação especial dos responsáveis.
  • Calendário (dia, mês, ano) e tempo (a estação do ano é relembrada e verifica-se se algumas características estão presentes no dia. As condições climáticas são, então, registradas através de cartaz do tempo).
  • CHAMADA INTERATIVA

    O professor sugere ao grupo que observe e verifique quem está presente e quem faltou

    Após nomearem os faltantes, então começa a chamada propriamente dita, que pode ser realizada de diversas formas:

  • Preenchendo o quadro “Quantos somos?”, ou num quadro que possua as fichas de todos os alunos (retira-se as fichas dos que estão faltando e em seguida conta-se quantos alunos estão presentes, podendo ser até um momento para trabalhar com os nomes dos alunos), bonequinhos com o nome dos alunos para colocar num quadro específico.
  • Toda essa atividade de chamada interativa vai permitir a descoberta e consolidação de valores, além de ser muito agradável para a criança pelo seu caráter lúdico e participativo, valorizando a presença de cada um e permitindo, embora dentro da rotina, muitas variações.
  • Obs.: No 1º Ano do Ensino Fundamental essa etapa é simplificada falando sobre a data (dia, mês e em que ano estamos? Tem alguma data especial que se comemora hoje? Pode ser data cívica ou aniversário de algum aluno).
  • ESCOLHA DO AJUDANTE DO DIA

    A escolha do ajudante do dia pode ser efetuada com várias dinâmicas:

  • Um casal por dia ou apenas um ajudante, alternadamente menino/menina, escolhido através de sorteio ou ordem alfabética.
  • A esses ajudantes, nesse dia, caberá colaborar em todas as atividades, tais como: distribuir materiais, bilhetes, organizar a sala, etc.
  • TAREFA

    Retoma-se a atividade de casa do dia anterior esse momento é onde são recolhidas as atividades de casa e feitas algumas correções.

    ATIVIDADE DE SALA

    Organização e apresentação das atividades que serão realizadas no dia.

    RECREIO

    Lanche – brinquedos – (monitorado por todas as professoras)

    ATIVIDADE DE RELAXAMENTO

    Momento fundamental para que posteriormente possa ser realizada a retomada das atividades de sala (pode ser uma música ou historinha).

    ATIVIDADES DE SALA

    Ocasião onde são concluídas as atividades propostas para o dia.

    AGENDA

    Atividade de casa (explicação da atividade que deverá ser realizada em casa).

    AULAS SEMANAIS

    A Educação Infantil e as turmas do 1º Ano contam ainda com as seguintes aulas semanais:

  • Maternal, níveis I, II, III e 1º Ano – Educação Física – onde são trabalhados principalmente o equilíbrio, a motricidade e a socialização;
  • Níveis I, II e III – Informática;
  • Níveis III e 1º Ano – Inglês e inteligência emocional.
  • UNIFORME

    A Escola Tenir adota o uniforme escolar como forma de manutenção da igualdade e respeito às diferenças.

    Ele é composto dos seguintes itens:

    1. Camiseta manga curta com estampa sublimada;
    2. Camiseta manga curta;
    3. Camiseta regata;(*)
    4. Short saia feminina; (*)
    5. Bermuda capri feminina;
    6. Bermudão microfibra;
    7. Bermuda microfibra;
    8. Bermuda ciclista feminina;
    9. Jaqueta e calça; (**);

    (*) Modelo apenas para educação infantil

    (**) Modelo com forro para o inverno.

    Nossos Fornecedores